Séries


Hoje escrevo-vos sem grandes formalidade. Directa. Precisa. Sem metáforas, sou viciada em séries.

Antes de dizer o que quer que seja, não, eu não vejo Game of Thrones. (vi a primeira temporada completa e desisti) por isso não comecem já a dizer que tenho que ter GOT.

O vício começou num Verão sem nada para fazer. Quem diria que o nada para fazer seria tão bom. 
O mundo das séries é um lado paralelo da vida, é um desligar da realidade sem nunca desligar o conhecimento. É uma aprendizagem constante, eu, pessoalmente, comecei a ver o mundo com outra cara, há tanto para aprender e filtrar com algumas séries.

Há quem pegue num velho ditado e diga, diz-me que serie vês dirte-ei quem és. Concordo em parte, não em absoluto, no entanto grande parte das series que vejo estão ligadas de alguma maneira. 

Não consumo matérias televisivas a não ser noticias, o mundo da televisão é deprimente e demasiado encaminhado a bloquear mentalidades. Talvez seja por isso que consumi e ainda consumo muitas séries. Não sou ligada a grandes ficções. Não gosto do exagero do real. Gosto do cru, do verdadeira, da sabedoria e do espanto. 

Alguma das séries que vejo/vi:

- Prison Break - o clássico dos clássicos. Das melhores, sem dúvida. Recuar dez anos e perceber que construíram um material como Prison Break é espantoso. Série muito bem escrita, interpretada e acima de tudo ensinava-nos, literalmente, alguma coisa em cada episódio. Sobre o regresso, a última temporada, foi bom para matar saudades mas achei desnecessário.

- Suits - Chata? Sim, para a maior parte, para mim é um estalo de direito, egos, e m*****, que me prendem sempre. Detesto o Mike, desde o primeiro episódio (uma das personagens principais) e mesmo assim adoro esta série. Não largo por nada!

- 13 Reasons why - A série que mais deu que falar nos últimos tempos. A ideia da série é muito boa, a história também, mas foi, na minha opinião, um falhanço. É um blindar de sociedade sem darmos conta. Hannah suicida-se e a série é toda ela à procura de culpados, sem nunca explicarem que esta está em depressão e tem de ser tratada. A depressão é um problema demasiado sério para ser banalizado desta maneira. A série teria sido incrível se ao mesmo tempo mostrassem às pessoas como resolver o problema em vez de por fim a vida e apontar todos os dedos.

- The Originals - vem na sequência de The Vampire Diaries, e da paixão platónica por Klaus.

- American Horror Story - única série de terror que vejo. É muito boa e o melhor dela é que cada temporada é uma história completamente diferente da anterior, no entanto há ligações entre as personagem e as temporadas.

- How to get away with murder - Posso pedir uma vénia a Shonda Rhimes? Tudo o que é da sua autoria é de levantar o chapéu. Adoro o enredo, a frieza das personagem, o exagero real. 

- Scandal - mais uma série de Shonda Rhimes, esta série é o rosto da Casa Branca em ficção. Mas até que ponto é que tudo é ficção no que nos mostram? Há pontos muito interessantes nesta série que toca em diversos segredos da América e que nos faz pensar até que ponto podemos ou não controlar a nossa vida. (vai entrar na última temporada, acho que já era hora).

- This is us - Sem rodeios, e com toda a certeza, esta é a melhor série dramática dos últimos tempos. Aconselho a todos, é uma série obrigatória!

- Versailles - Série sobre a corte de Luis XIV, rei que mandou construir o palácio de Versailles. É uma viagem incrível ao século 17, uma descoberta sem tempo. É uma das minhas séries preferidas da actualidade.

- Hannibal - Foi a série que mais gostei de ver até hoje. São raros os que conhecem, menos ainda os que a viram. Li no outro dia algo como "O mundo ainda não está preparado para uma série como Hannibal". Não iria tão longe, mas tenho a plena noção que é uma série extremamente complexa e se torna, para a maior parte das pessoas, chata de ver pela difícil interpretação. É preciso ir ao pormenor, abrir a mente e nunca deixar que nos consuma demais. Desafio-vos a tentar!

Também vejo, ou já vi: Genius, Narcos, White Collar, Blindspot. Quantico, Mr. Robot, Reign, Arrow, The Vampire Diaries, The 100, Reign,...Alguém com dicas para mim?? Uma série nunca é demais!

Comentários

  1. Hannibal está na minha lista já há muito tempo, quero mesmo ver, mas ainda não tive tempo.
    How to get away with murder vou na segunda temporada e estou a adorar, gosto de séries que me surpreendam, esta prende-me mesmo ao ecrã.
    Vou seguir alguns dos teus conselhos, um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Partilho deste vício!
    Da tua lista, vejo Como defender um assassino e Scandal (apesar de não ter acompanhado a última temporada). Para além dessas, religiosamente, acompanho Arrow, Scorpion, Mentes Criminosas, Einstein e A Teoria do Big Bang. Mais recentemente, comecei a ver Jamestown. Uma vez que a maior parte das que acompanho está em pausa, aproveito para rever os episódios de outras tantas que me enchem as medidas e que, infelizmente, já acabaram ou foram canceladas, como é o caso de Forever, Pai de Surpresa, Mentalista, Perception, Castle, C.S.I. Miami, Friends e Rizzoli & Isles

    r: Sim, é mesmo :)

    ResponderEliminar
  3. Não te consigo ajudar, porque infelizmente não consigo ver séries...

    Uma boa semana, beijinhos
    http//diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Sou obcecada por séries! De todas as que mencionaste, vejo The Originals. Sou apaixonada pelo Klaus e completamente viciada pela série. Nem consigo mentalizar-me que está a terminar :c
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. r: infelizmente ainda não li, mas está na minha lista. Eu adorava as aulas, ficava atenta de início ao fim, e enchia o livro de notas sobre ele.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado, querida. Acredito e entendo, se bem que isso é algo que vamos mudando com o tempo. Também só me comecei a cuidar mais depois de ter o blog :P
    Protetor solar facial vou usar sempre, o ano inteiro. É fundamentalíssimo!

    às vezes tenho pena de não ter tempo para ver séries. Ao tempo alia-se a paciência que também costuma falhar :/ Quero muito mudar isso e acho que vou começar a ver 13 Reasons Why :D

    NEW CITY BREAKS POST | Lanchei num sítio MARAVILHOSO no PORTO :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Eu devo dizer (com alguma vergonha) que não vejo séries.

    E confesso (com mais vergonha ainda) que sou uma noveleira (gosto, que é que eu hei-de fazer?).

    As únicas séries que vemos cá em casa, à hora do almoço (para não ver notícias com tanta desgraça, todos os dias, e porque gosto de as ler em jornais online), são na Fox Comedy: American Dad, Simpsons, Family Guy... O homem cá de casa gosta e eu comecei a achar-lhe graça. ;)

    A Marta

    ResponderEliminar
  8. Não sou nada de séries, penso sempre que me vou cansar e nunca sei bem por onde começar!

    ResponderEliminar
  9. pretty little liars, grimm, the bridge, fringe, uma que cancelaram mas era muito boa era: Lie to me.

    ResponderEliminar
  10. Dessa lista toda, eu só assisti até o final AHS. Não sou muuuito de assistir séries, porque não aguento esperar os episódios saírem huahua só não gostei da temporada Roanoke, achei meio fraca.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderEliminar
  11. Vejo/vi 3 dessas, This is Us, The originals e 13 Reasons Why, sobre esta última não posso estar mais em desacordo, eu acho que quem quer encontra mais na série do que simplesmente a culpa de cada um, acho que o primeiro ponto que a série abordou é que nós não olhamos para os outros, julgamos sem conhecer a sua história e tantas vezes é mostrado na série que se alguém tivesse parado para uma simples conversa, teria ajudado muito alguém que está depressivo e se sente sozinho.
    Em relação a This is Us, acho que é daquelas séries raras, temo muito as temporadas seguintes, por esta ter sido tão boa, tão especial. =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  12. Todas essas fazem parte da minha lista. Eu nem conto quantas sigo. Algumas ainda estão por começar. Eu amo séries. Deixei de ver Hannibal quando estava na faculdade. Nunca mais me lembrei dela. Vou tentar descobrir em que ep. fiquei e continuar.

    ResponderEliminar
  13. Destas sigo religiosamente a Scandal. Acho que aquilo deve ter muito de realidade, o que é verdadeiramente assustador.

    ResponderEliminar
  14. Partilhamos os mesmos gostos, estou a ver :)
    Beijinho*
    The best of me

    ResponderEliminar
  15. Confesso que sou de fases, ou vejo muitas séries ou passo completamente sem elas mas de todas as que referiste só vi as treze razões e até gostei :p

    Beijocas,
    http://asofiaduar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Vejo muitas destas séries!
    Também não gosto de GoT e reviro os olhos sempre que me dizem em tom censurável "Ai Nea, tens de ver!!" não, não tenho.
    E vejo/vi, mais algumas. Vício com anos e sem cura :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares